Primeiros Socorros nas Escolas

Ensinando o básico para salvar vidas, o melhor investimento para o futuro !

Por Márcio Lima

[ 11.FEV. 2025 ] No Brasil, é sabido que a educação não é a dos sonhos, porém, devemos considerar que culturalmente nunca existiu nenhum interesse por parte do poder público mudar essa realidade, o que se viu por décadas foi só a desvalorização do ensino com o básico, constatado pelas posições de rankings internacionais da área. Mas este não é foco nesse artigo. Sigamos focados no seguinte:

Muitas vidas poderiam ter sido salvas se o básico fosse aplicado. Mas não podemos culpar as pessoas por ignorância no assunto primeiros socorros. Felizmente, a coisa vem mudando de realidade e vemos um outro socorrista voluntário na rua auxiliando o serviço público no primeiro atendimento junto à vítimas, seja de acidentes de trânsito ou situação de risco.

Estou fazendo essa abordagem inicial falando da saúde publica porque é o que vem a nossa mente de cara, e isso vem de encontro ao que falei desde o início, nossa cultura ainda é de sempre esperar de que terceiros venham ao nosso auxílio, por exemplo, se fala em segurança, lembra-se de polícia, se fala em educação, nos vem à mente escola, saúde, hospital, em sua maioria e de maior capilaridade em todos esses temas, o serviço público, afinal, pagamos nossos imposto pra isso, concorda ?

Agora vou fazer uma provocação: E se nós fazermos nossa parte, também ? Trazendo a responsabilidade pra sí, fica mais palpável o valor do conhecimento necessário para resolvermos nossos próprios problemas, não desempenhar o papel de um médico, ou de um policial, não é isso, prevenção também faz parte. Essa é a conscientização que eu estou imprimindo em sua mentalidade, guarde isso pra associar logo mais.

Partindo desse princípio, concorda que uma sociedade mais consciente de seus deveres, saberá cobrar de seus representantes mais ações e propostas pra melhorar as condições de vida de todos ? Sim é a resposta, e porque não utilizar dessa ferramenta ? Reflitamos !

A relação escola x casa é ambígua, se complementam. Juntas podem fazer mais. Políticas públicas são bem vindas nesse sentido. Na escola, não só cálculos e teorias são possíveis e preparam de fato pra vida dessas crianças num futuro nem tão breve, mas logo se tornará realidade assim como foi pra nós adultos. E porque não trabalhar pontos onde a sociedade vem a ganhar dentro e fora da escola.

Entidades privadas já despertaram pra isso recentemente, e vejam só, por força de lei, isso mesmo, infelizmente custou a vida de uma criança, tratasse da Lei Lucas, saiba mais sobre o que levou a criação desta lei neste LINK. Seja por força de Lei Federal ou por iniciativa própria, não entraremos nesta discussão, vejam que a conscientização e a luta de uma mãe que após trágica, arrancou forças e mobilizou o poder público afim de chegar a uma ação mais efetiva deque uma simples nota de conscientização e fez surgir uma obrigação, que fosse, pra de novo, evitar mais perdas como a que a família dela teve.

Matérias de noções básicas de primeiros socorros nas escolas de ensino básico, aos poucos, nem que seja numa aula de biologia, falar mais sobre ações preventivos pra evitar futuras lesões em temas de mobilidades, pequenas sementes plantadas sem forçar nada, só o para fomentar o interesse no assunto, e despertar aí, quem sabe, futuros médicos, socorristas, enfim, multiplicadores do bem. Noções de desengasgo, RCP, simples ligação de para os serviços de urgência e emergências, resgate, enfim, ensinar a vida de fato, em doses diárias de sabedoria, melhor lugar pra isso tudo, o ambiente escolar !

Se você que está lendo esse artigo, é dono de uma escola, ou é do meio educacional, recomendo que procure esses profissionais da área da saúde, tem empresas especializadas neste setor, converse com eles, faça parte desse movimento. Escolas privadas contratam empresas pra esse fim, escolas públicas, em cada município do país, devem ser atendidas pra este fim pelos órgãos e células da área de prevenção de saúde, falo de serviços de saúde e resgate, como bombeiros por exemplo ou atores designados pra tal fim de assistência nesse campo para atuarem diretamente com escolas públicas, procure junto ao seu vereador o que tem sido proposto nas prefeituras pra isso !

Um bom exemplo segue neste link, onde a conscientização tem sido forte, veja e tome como exemplo ! LINK AQUI !

_____________________________________________________________________________________________________________

< < < LEITURA ANTERIOR | PRÓXIMA LEITURA > > >